terça-feira, 2 de abril de 2013

Religiões Orientais - Hinduísmo

Símbolo do Hinduísmo

O símbolo do Hinduísmo é o Om.
Representa o Trimurti, ou seja, as três formas da única divindade: Brama, Vixnu e Xiva.
Símbolo do Hinduísmo

Inexistência de Fundador

Hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo, contudo não há um fundador desta religião.


Origem e Evolução Histórica

Por volta de 3 000 a.C., a Índia era habitada por povos que cultuavam o Pai do Universo, numa espécie de fé monoteísta. 
Pouco depois, em 2 500 a.C., floresceu a civilização dravídica, no vale do rio Indo, região que hoje corresponde ao Paquistão e parte da Índia. Os drávidas eram adeptos de uma filosofia de louvor à natureza e baseada no princípio da não-violência. Porém, em 1 500 a.C., os arianos invadiram e dominaram aquela região, reduzindo os antigos drávidas à condição de "párias" - espécie de sub-classe social, que até hoje permanece sendo a casta (classe) mais baixa da pirâmide social indiana.


Livros sagrados


O Hinduísmo não está baseado em nenhum livro em particular, mas sim nas verdades eternas. Essas verdades foram  agrupadas em forma de escrituras, chamada de Vedas.

Contudo, um livro sagrado importante no Hinduísmo é o "Bhagavad Gita" (Canção do Senhor). Conta, em versos, um episódio do Mahabharata, que relata uma antiga epopéia do povo hindu, escrito em sânscrito, entre 400 a.C. e 200 a.C.


"Bhagavad Gita"




Princípios Fundamentais

De acordo com o Hinduísmo, a meta da vida não é desfrutar dos prazeres do mundo, nem fugir como forma de uma rejeição ao mundo. 

O Hinduísmo acredita na reencarnação das almas, depois da morte.

A alimentação vegetariana é um dos pontos essenciais, isto porque é livre da impureza (morte / sangue), e como todo alimento deve ser antes oferecido aos deuses, não se poderia ofertar algo que fosse "sujo".

Para o Hinduísmo, as pessoas possuem um espírito (atman), que é uma força perene e indestrutível. A trajetória desse espírito depende das ações, pois a toda ação corresponde uma reação - Lei do Carma.

Deuses

O hinduísmo professa três deuses principais:

Brama, que vem da raiz brah e que significa crescimento. Brama é a personificação masculina do Absoluto, pai e origem de todas as coisas, criador do Universo. É representado com quatro caras e quatro braços para indicar a sua omnipotência.
Víxnu é a divindade solar que preside as coisas criadas, conservando-as e fazendo-as prosperar.
Xiva é oposto de Víxnu, e é chamado o "destruidor".

Entre muitos outros deuses podemos mencionar Rama e Krishna descendente de Vixnu.


           
Ritos e Costumes


Muitos ritos e festas acompanham a vida, desde a sua concepção até à morte, passando pelo dom do nome, iniciação religiosa (entre os oito e dez anos), casamento, etc.
A oração deve fazer-se, pelo menos duas vezes por dia, ao nascer e pôr-do-sol. Recitam-se textos dos Vedas e oferecem-se flores e fogo à divindade a que se presta homenagem.
Os rituais compõem-se em dois elementos principais: Darshan que é a meditação / contemplação da divindade, e o Puja (oferenda).


Sem comentários:

Enviar um comentário